Paginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Travessia Mar Grande Salvador segue normalmente

A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande está operando normalmente nesta quinta-feira (13), dia da Lavagem do Bonfim. Neste momento, oito embarcações estão em tráfego, fazendo horários a cada 30 minutos. O movimento é regular nos terminais Náutico da Bahia, no Comércio, e no Hidroviário de Vera Cruz. As lanchas estão fazendo o percurso da travessia em tempo médio de 40 minutos.
O presidente da Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) tranquilizou os usuários do sistema, lembrando que as medidas cabíveis estão sendo adotadas visando assegurar o transporte dos passageiros da travessia, que já tem uma história de 50 anos servindo aos baianos.
"O órgão mais capacitado para dar parecer, para falar sobre segurança de embarcações, é a Capitania dos Portos. Nossas lanchas passam por vistoria constante da Capitania. Quem precisar de algum parecer deve procurar, portanto, o órgão da Marinha", explicou Jacinto Chagas, presidente da Astramab.
Ele considerou "muito estranho" que a liminar que pede a Agerba uma intervenção na travessia de Mar Grande tenha sido divulgada agora, apenas uma semana depois que o governador Jaques Wagner sancionou a lei que vai regulamentar o transporte hidroviário na Bahia.
"Só depois que a Agerba fizer o regulamento e o plano diretor é que as linhas vão ser licitadas marítimas vão ser licitadas. A lei sancionada pelo governador é clara. O prazo para que isso ocorra é de 180 dias. Portanto, nosso ssistema não é regulado ainda pela Agerba. Os operadores entendem que tem alguém por trás de tudo isso. Alguém quer tirar o foco de algum setor do transporte marítimo que vem sendo muito criticado pela população e pela imprensa", observou Jacinto.
O presidente da Astramab informou que os operadores estão recebendo a solidariedade dos usuários da travessia de Mar Grande e de vários segmentos da sociedade. "Já fomos procurados pelo prefeito de Vera Cruz, Antonio Magno, que está atento a tudo. O deputado Zé Neto, que muito trabalhou pela aprovação do projeto do hidroviário, está conosco, o mesmo acontecendo com o deputado federal Nelson Pelegrino. Estamos mobilizados. Esperamos que prevaleça o bom senso para que a população não seja prejudicada".
Com informações da Astramab

Nenhum comentário:

Postar um comentário